Declaração COAF – o que é e como fazer?
- HGA DIGITAL CONTABILIDADE
- 25 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

É essencial a entrega da Declaração COAF todos os anos pois é uma das formas fundamentais de combate à corrupção no Brasil. Para entender, COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, existe desde 1998 (Lei 9.613 de Lavagem de Dinheiro) e é o órgão responsável por monitorar e fiscalizar qualquer movimentação financeira “suspeita” de contas bancárias. E os bancos, por sua vez, quando percebem essas movimentações, tem a obrigação de avisar o COAF.
Mas o que são “Movimentações Suspeitas”
De acordo com o COAF, movimentações suspeitas são todas transações bancárias (transferências, depósitos em espécie ou não) envolvendo compra e venda de imóveis, abertura e operação de contas bancárias e outras listadas na lei em valores superiores a partir de R$ 50.000,00.
Preciso declarar? Qual o prazo?
Havendo ou não movimentações suspeitas, é necessário a comunicação através do site do COAF. Sempre que há uma operação considerada suspeita ou de risco, empresas devem reportar o ocorrido à instituição em até 24 horas. Você empresário deve ficar atento junto ao seu escritório de contabilidade, que é o responsável por enviar essa declaração, cujo prazo encerra dia 31 de Janeiro.
Empresas e seus escritórios de contabilidade devem estar bem alinhados para evitar advertências, multas e prazos, já que os valores das multas chegam ao dobro de operações não reportadas, no limite de até R$ 20 milhões de reais. Por isso nossa equipe sugere, procure sempre um escritório de contabilidade que conheça profundamente o seu negócio, como a HGA Contabilidade.
Comments