Empresários, qual é o melhor momento para escolher o regime tributário?
- HGA DIGITAL CONTABILIDADE
- 3 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Já estamos no 2º semestre do ano e esse é o momento adequado para avaliar se: o regime tributário adotado pela sua empresa é o melhor? Vale a pena alterá-lo para o ano que vem? Ao conversar com o escritório de contabilidade, sugerimos a você que faça simulações, como as que fazemos para nossos clientes. Veja o exemplo abaixo:
Simulação de Regime Tributário: a resposta para o empresário
Avaliamos o melhor regime tributário para uma clínica médica com faturamento de R$ 500 mil anuais, no município de São Paulo. Essa simulação, no entanto, pode ser feita por empresários de qualquer ramo de negócio. Veja os resultados da simulação de Carga Tributária que encontramos:
Lucro Presumido - Sociedade Empresarial Limitada: 13,33%.
Lucro Presumido - Sociedade Simples Pura (Uniprofissional e isenta de ISS): 11,33%.
Simples Nacional Anexo III: 9,97%.
Simples Nacional Anexo V: 17,52%.
Nessa simulação, detectamos que o model de Simples Nacional, no Anexo III possui a menor carga tributária e, por isso, é o melhor regime para esse negócio. Veja um vídeo em que explicamos a mesma simulação abaixo. (Os dados são aplicáveis para 2022 e adiante).
Por que Anexos?
Especificamente para empresas do setor de saúde é necessário optar pelos Anexos III ou V do Simples Nacional. No exemplo acima, lembramos que uma empresa pode adotar o Anexo III desde que a sua folha de pagamento seja equivalente 28% ou mais do seu faturamento, caso contrário, a empresa deve adotar o Anexo V.
Economize sua Receita
É fundamental que essas simulações sejam feitas no segundo semestre do ano, até Dezembro - para que você avalie qual regime tributário é o mais adequado para a sua empresa e se for o caso, mudar o regime para o ano seguinte.
Fale com nosso diretor
Heron de Abreu é sócio diretor e ajuda empresários em qualquer dúvida referente ao planejamento tributário. Converse diretamente com ele por qualquer um dos canais da HGA.
Comments